Making of do processo de desenvolvimento da animação:
Ladrão de Tempo
Sapo Brothers encontram Doctor Who
|
Doctor Who é uma série inglesa que começou em 1963 (foi ao ar no mesmo dia em que assassinaram o presidente Kennedy nos E.U.A.).
Ela fala sobre um alienígena que viaja no tempo numa nave camuflada numa cabine de polícia azul que parece uma mistura de cabine telefônica com banheiro químico.
Esteve no ar até 1989, quando foi cancelada. Em 1995 teve um filme que tentou revitalizar a série, mas não passou disso.
E em 2005 ela voltou ao ar. No Brasil passou na TV por assinatura ainda em 2005 e na TV Cultura (rede aberta, pública, em São Paulo).
O Doutor enfrenta diversas ameaças que envolvem tentativas de dominação da terra por raças alienígenas (na maioria das vezes) ou destruição total do universo ou coisas assim. Sua principal arma, além da "inteligência alienígena" (ajuda o fato do personagem ter um pouco mais de 900 anos), é uma "chave de fenda sônica" (mais ou menos uma varinha mágica).
Fiquei fã da série quando a conheci em 2010, fazendo uma maratona das temporadas de 2005 em diante (não é preciso ver a "clássica" pra entender a série nova).
E foi aí que eu comecei a me deparar com um problema no trânsito, próximo ao parque do Ibirapuera, na avenida 23 de Maio...
O trânsito deste trecho era inexplicavelmente mais lento que no resto da avenida. Eu tinha que atravessá-lo diariamente e não conseguia entender a retenção sem motivo. Acontecia próximo a um dos viadutos.
E foi aí que começou a me ocorrer o que poderia ser um roteiro para Doctor Who.
A força sinistra que faz o trânsito parar poderia ser uma ameaça... Mexendo com o tempo (afinal, a série trata sobre viagem no tempo).
E foi fácil achar um ponto onde a história poderia desenrolar:
Facilmente transformado em desenho (num estilo 3D com render 2D que consiste, basicamente, em caixinhas pintadas parecendo prédios.
E, do outro lado da rua, um prédio com jeitão de abandonado, que poderia perfeitamente ser a base que os vilões estariam.
Claro que devidamente alterado para a conveniência do que a minha ideia de episódio reservava:
E o viaduto que, no roteiro, serviria como o dispositivo que a força alienígena estaria usando para roubar o tempo de quem passa ali embaixo (o que, vejam só, justificaria o trânsito da região).
Viaduto este que foi uma parte bem díficil de "desenhar" no 3D:
A partir daí, com o trecho definido, foi só partir para os personagens e os elementos específicos da história.
Ah, mas caso alguém tenha a curiosidade, este é o trecho específico onde essas fotos foram tiradas:
E então o desenho da Tardis (a nave com forma de cabine telefônica citada no começo deste texto):
Nos rascunhos, a ideia de dar a caixa um pouco mais de movimento do que ela tem na série. Até cheguei a fazer um teste depois de pronto, mas desencanei.
E aí passei a modelagem em 3D, a aplicação de textura (simulando um desenho 2D que fica mais fácil pra animar) e até uma tentativa de deixar ela maleável (conforme estava no primeiro esboço).
| Pequenininho aqui porque senão o arquivo fica muito pesado. |
E aí tem a parte interna da Tardis (ela é maior por dentro). Este foi o esboço:
E então a versão finalizada, inspirada na versão da nave que aparecia nas temporadas de 2006, 2007, 2008 e 2009:
A nave, aliás, muda de forma algumas vezes. Mas não só ela. Também acontece com o doutor (ele é um alienígena que se "regenera" quando quase morre, e aí trocam os atores). Quando produzi a animação, o ator que estava interpretando o Doutor era o Math Smith, e este foi o processo entre o esboço e o personagem finalizado:
Uma curiosidade: Quando o roteiro estava sendo escrito, eu ainda não tinha acompanhado a troca do ator. Já sabia que era o Math Smith que interpretava o personagem, mas eu era totalmente fã da versão interpretada pelo David Tennant, embora estivesse sofrendo pra chegar numa caricatura aceitável:
Foi bastante conveniente pra mim trocar o ator pela dificuldade no desenho. E no final das contas, o Math Smith ficou bem divertido como doutor e eu gostei muito das temporadas dele também.
Ah, sim, ele já foi trocado novamente, mas ainda não acertei a caricatura do novo doutor:
Já fazer a versão do Dalek (o inimigo clássico do Doutor) foi bem mais fácil:
E, caso alguém ainda não tenha assistido, este é o vídeo que foi ao ar em 26 de novembro de 2011:
P.S.: Postei este making of como parte da celebração pelo aniversário de São Paulo (já que a história se passa por lá). É só uma desculpa pra mostrar o vídeo de novo, claro.
|
|
-.-.-.-.-.-.-.
Índice de Crônicas
|